Qual o papel da Metrologia nas empresas?

Livro Metrologia & QualidadeÀ Metrologia, no seio das empresas, cabe um papel fundamental na gestão dos meios de medição, consistindo, como nos diz o Prof. Doutor Silvestre Dias Antunes, no seu livro “Metrologia & Qualidade” em:

  • 1. Escolher os instrumentos de medida mais adequados às técnicas de produção, selecionando-os de acordo com as gamas de medição e incertezas exigidas;
  • 2. Receber e verificar os equipamentos de medição adquiridos para controle da produção, inventariando-os, identificando-os, marcando-os e calibrando-os;
  • 3. Ligar e instalar os instrumentos de medição, formando os operadores que os vão utilizar e preparando procedimentos escritos;
  • 4. Supervisionar a utilização dos instrumentos de medida garantido a formação adequada dos técnicos e a verificação periódica da qualidade metrológica dos instrumentos de medida;
  • 5. Assegurar a rastreabilidade dos padrões ou materiais de referência utilizados, através da obtenção de certificados.

Só uma gestão eficaz dos meios de medição de uma empresa garante a qualidade dos seus produtos e serviços finais, favorecendo as negociações com os seus clientes pela confiança acrescida que induz, sendo, por isso, um diferenciador positivo no domínio tecnológico e comercial.

Essa gestão eficaz proporciona também uma redução dos consumos e dos desperdícios de matérias-primas e uma diminuição das devoluções, através do aumento da fiabilidade nas medições das componentes e dos equipamentos, gerando assim um aumento efetivo da produtividade.

Permite ainda demonstrar que a empresa se comporta de acordo com princípios éticos e morais elevados no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer a sua imagem no mercado.

Info

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador Saber Mais

Aceito