Política da Qualidade, Ambiente e Segurança

O Conselho de Administração da SERVIMETRO – Serviços de Metrologia, S.A., assume o seu comprometimento com o desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão e com a melhoria contínua da sua eficácia, em cumprimento do estabelecido nas normas de referência aplicáveis.

Para o efeito assegura a disponibilização dos recursos necessários para garantir a qualidade exigida ao funcionamento da organização, assumindo papel preponderante na:

  • Observância das boas práticas profissionais, em conformidade com os métodos estabelecidos e os requisitos dos clientes, assegurando simultaneamente um ambiente de trabalho seguro e saudável;
  • Promoção da consciencialização para a prestação de serviços de elevado nível qualitativo;
  • Familiarização do pessoal com toda a documentação do Sistema de Gestão;
  • Garantia da objetividade, independência e imparcialidade em todos os níveis da organização, bem como do respeito pela confidencialidade da informação.

A Política da Qualidade, Ambiente e Segurança tem como principais objetivos estratégicos:

  • Satisfação dos clientes e partes interessadas, garantindo um atendimento de excelência, baseado na honestidade e imparcialidade;
  • Cumprimento da legislação, normas e regulamentos aplicáveis, assegurando a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e minimização dos impactes ambientais adversos, promovendo a sustentabilidade;
  • Desenvolvimento profissional dos colaboradores, garantindo a adequação das suas competências às funções desempenhadas, promovendo a sensibilização para as práticas ambientais e incentivando a sua participação ativa na concretização dos objetivos definidos;
  • Cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, em conformidade com as normas NP EN ISO/IEC 17025, NP EN ISO/IEC 17065, NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001, assegurando uma abordagem de melhoria contínua;
  • Promoção da eliminação de perigos e redução de riscos associados à atividade, proporcionando condições de trabalho seguras e saudáveis, prevenindo lesões e afeções da saúde dos trabalhadores, e fomentando a sua motivação e realização profissional;
  • Envolvimento e consulta dos colaboradores nos processos de tomada de decisão, particularmente em matérias relacionadas com o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST);
  • Garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação relevante, através da identificação e avaliação de riscos, e da implementação de medidas de controlo para mitigar riscos inaceitáveis;
  • Reforço da posição da SERVIMETRO enquanto laboratório de calibração e ensaio de referência, respondendo de forma eficaz às necessidades dos clientes e aos desafios do setor;
  • Aumento do volume de negócios e dos resultados financeiros, com foco na otimização da produtividade, através do reforço da capacidade técnica e organizacional.

A eficácia desta política e a melhoria contínua do desempenho organizacional dependem do compromisso de todos os níveis de gestão, bem como do envolvimento e contributo de colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e demais partes interessadas.

Loures, 28 de fevereiro de 2025

Hélio Maria
Presidente do Conselho de Administração

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