O que é a Metrologia?

A Metrologia está presente em quase todos os aspetos e fases da nossa vida, e nem sempre lhe conferimos a devida atenção. Na verdade, todos nós, desde que nascemos, somos objeto de operações metrológicas. Pesam-nos e medem-nos com bastante frequência para avaliarem se estamos a crescer de forma adequada e saudável.

Em termos empresariais, a Metrologia adquire uma importância e uma complexidade ainda mais evidentes. Voltando ao nosso exemplo poderemos dizer que uma maternidade necessitará de balanças, fitas métricas para proceder às operações de medição anteriormente descritas e necessitará de realizar um conjunto de outras operações para garantir que os seus equipamentos de medição estão a medir com o rigor necessário. Terá também que possuir enfermeiros com treino suficiente para operarem com os equipamentos de medição utilizados nas mais diversas situações e deverá ter procedimentos que garantam que a partir das leituras são feitos os correspondentes registos que assegurem informação fiável ao seu pessoal médico para que este tome as decisões clínicas mais adequadas aos registos efetuados.

A metrologia pode ser definida como a Ciência da medição e suas aplicações, englobando todos os aspetos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação (ver VIM).

Por forma a descodificar melhor o que é a Metrologia listamos algumas questões importantes e também as perguntas mais frequentes.

9 sobre nos1 IPnA 60 t

Info

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador Saber Mais

Aceito