Qual a razão para implementar processos metrológicos nas empresas?

5Os clientes das empresas têm vindo a tornar-se cada vez mais exigentes e a legislação tem imposto, em geral, quer ao nível os produtos e serviços, quer em matéria ambiental um maior controlo dos processos produtivos, por forma a que estes assegurem a verificação de certos requisitos específicos dos bens e serviços produzidos.

Tudo isto obriga as empresas a manter uma crescente gestão controlada dos seus instrumentos de medição, por forma a assegurar um rigoroso controlo dos seus processos produtivos e dos seus produtos e serviços e simultaneamente a demonstrá-lo.

As empresas têm respondido mediante a adoção de sistemas de gestão da qualidade, passíveis de certificação por entidades independentes acreditadas, sendo os casos mais conhecidos as normas ISO 9000 e ISO 14000.

Estas por sua vez, definem, respetiva e explicitamente, uma relação entre gestão da qualidade e do ambiente e a metrologia, estabelecendo diretrizes para se manter um controlo sobre os instrumentos de medição da empresa, tornando assim, necessário, a implantação de um processo metrológico no domínio da metrologia comparada ou industrial.

O fator “globalização dos mercados” também põe em prática um dos seus principais objetivos que é traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição e garantir que especificações técnicas, regulamentos e normas existentes, proporcionem as mesmas condições de perfeita compatibilidade na montagem e encaixe de partes de produtos finais, independente do local onde sejam produzidas.

Recentemente estas questões têm vindo a ser aprofundadas com o conceito de Responsabilidade Social que gera a obrigatoriedade de qualquer empresa minimizar os seus efeitos negativos e simultaneamente maximizar os seus efeitos positivos sobre todas as partes interessadas, promovendo assim a melhoria do nível de vida das populações por meio do consumo de produtos e serviços com qualidade, da preservação da respetiva segurança e saúde e da preservação do meio ambiente.

No caso de uma empresa possuir adicionalmente equipamentos abrangidos por legislação no domínio da metrologia legal tem a obrigação de proceder às verificações legais periódicas e regulamentarmente impostas, sob pena da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) lhe aplicar processos contraordenacionais e coimas elevadas.

Info

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador Saber Mais

Aceito