Acreditações IPAC
A atividade de acreditação consiste na avaliação e reconhecimento da competência técnica de entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade (e.g. ensaios, calibrações, certificações e inspeções), seguidas por avaliações e reconhecimentos anuais que assegurem que a entidade acreditada mantém todas as condições que permitem manter a sua acreditação.
O Instituto Português de Acreditação (IPAC), na qualidade de Organismo Nacional de Acreditação reconhece que a Servimetro é competente para efetuar os seguintes três tipos de atividades de avaliação da conformidade, nos âmbitos definidos nos respetivos anexos técnicos:
- Calibrações;
- Ensaios;
- Organismo de Certificação.
Este reconhecimento foi efetuado utilizando como referência as seguintes normas internacionalmente aceites, para assegurar o reconhecimento mútuo das acreditações que está suportado em Acordos de Reconhecimento Mútuo (EA & IAF & ILAC) entre os organismos de acreditação.
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE |
NORMAS INTERNACIONAIS UTILIZADAS |
Calibrações |
ISO/IEC 17025 |
Ensaios |
ISO/IEC 17025 |
Organismo de Certificação |
ISO/IEC 17065 |
Por isso, a acreditação de qualquer entidade implica o reconhecimento da sua competência técnica, para o exercício das atividades de avaliação da conformidade em qualquer parte do mundo, nos domínios para os quais ela se encontra acreditada. Esta é a mais valia que a acreditação proporciona, pois, as entidades clientes sabem que as atividades prestadas por entidades acreditadas são reconhecidas pelos seus clientes e autoridades públicas, ainda que estas estejam sediadas no estrangeiro.
A acreditação é por isso também considerada uma ferramenta de globalização e internacionalização da economia contribuindo decisivamente para a livre circulação dos produtos
Mas a acreditação está, igualmente a ser cada vez mais usada como condição necessária por reguladores e decisores políticos para descentralizar tarefas do Estado em terceiros, mantendo este o controlo e a vigilância das atividades descentralizadas.
Calibrações nas instalações do cliente e em Loures
- Dimensional
- Força
- Massa
- Momento
- Óptica
- Pressão
- Quantidade de matéria
- Temperatura e humidade relativa
- Tempo e Frequência
- Velocidade e Aceleração
Calibrações no Laboratório Móvel II
- Dimensional
- Massa
- Momento
- Pressão
- Temperatura e humidade relativa
- Velocidade e aceleração
Ensaios nas instalações do cliente e em Loures
- Características metrológicas e funcionais
- Equipamentos e instalações para controlo climático
- Maquinaria e equipamentos mecânicos
- Materiais de engenharia, maquinaria, estruturas e produtos
Ensaios nas instalações no Carregado
- Características metrológicas e funcionais
Ensaios nas instalações em Setúbal
- Características metrológicas e funcionais
Ensaios nas instalações em Évora
- Características metrológicas e funcionais
Avaliação da conformidade de produtos
- Instrumentos de pesagem não automáticos, no âmbito do anexo II da Diretiva 2014/31/UE, para determinação de massa para as transações comerciais:
Avaliação da conformidade segundo o módulo F - Instrumentos de pesagem não automáticos, no âmbito do anexo II da Diretiva 2014/31/UE, para determinação de massa para as transações comerciais:
Avaliação da conformidade segundo o módulo F1