Histórico

Constituída em Outubro de 1998, a então Servimetro, Lda., apetrechou-se para prestar serviços de metrologia, tendo presente as exigências e as necessidades dos seus clientes efetivos e potenciais nos domínios da calibração de balanças e da calibração de diversos equipamentos instalado nos Centros de Inspecção Automóvel.

PICT0405b
PICT0437a
PICT0416a
PICT0508b
PICT0456empilhador Toyota
Image-03

1999

Um ano após o início da sua actividade, a Servimetro Lda. encontrava-se em condições de iniciar o processo de Acreditação do seu laboratório.

2000

Em Maio o laboratório da Servimetro, Lda. foi acreditado pelo IPQ e em Novembro desse mesmo ano o Laboratório foi alvo de um novo investimento com vista a promover uma extensão dos domínios em que operava.

2001

Em Setembro o processo de extensão dos domínios do seu laboratório ficou concluído e acreditado.

2003

Em Maio a Servimetro, Lda. obteve a extensão do âmbito da sua Acreditação, passando a abranger já os seguintes domínios/equipamentos:

DOMÍNIOSEQUIPAMENTOS
FORÇA Frenómetros
COMPRIMENTO Ripómetros
ACELERAÇÃO Desacelerógrafos
MASSA Instrumentos
VOLUMES Contadores
PRESSÃO Manómetros
ANÁLISES QUÍMICAS Analisador

2004

Em Setembro foi desenvolvida uma nova abordagem dos serviços prestados com a decisão de adicionar outros domínios de calibração e uma inovadora abordagem à forma de prestação de serviços, para responder com mais eficácia e eficiência às solicitações dos seus clientes, tendo dado início ao processo de Acreditação do seu primeiro Laboratório Móvel, que reproduz as condições habituais de um Laboratório fixo.

2006

A Servimetro, Lda. foi autorizada pelo Instituto do Desporto de Portugal a exercer a actividade de entidade inspectora de equipamentos desportivos, situação para o qual foi acreditada pelo IPAC de acordo com o referencial normativo NP EN 17020.

Em Julho desse ano, obteve a Acreditação do Laboratório Móvel 1 e das suas competências, o que a nível nacional, representou uma etapa única, em que a Servimetro, Lda. é pioneira (calibração de pesos nas instalações do cliente).

Nesse mesmo ano, a empresa iniciou um novo projeto com o objetivo de ampliar a sua gama de serviços de calibração, para responder às necessidades de determinado tipo de clientes, designadamente nos seguintes domínios/equipamentos:

DOMÍNIOSEQUIPAMENTOS
TEMPERATURA Termómetros, sondas de temperatura
HUMIDADE Termohigrómetros, sondas de humidade
DIMENSIONAL Paquímetros, micrómetros, comparador, apalpa folgas, graminhos
MOMENTO Chaves dinamométricas
ANÁLISE QUÍMICA Opacímetro
COMPRIMENTO Cotas e réguas
TEMPO Cronómetros
FREQUÊNCIA Banco de teste de velocidade
PRESSÃO Manómetros de baixa/alta pressão, manovacuómetros
ELÉTRICA Multímetros, pinças amperimétricas

2009

A Servimetro, Lda. obteve a acreditação do Laboratório Móvel 2 para todas os domínios técnicos em que operava.

2010

A Servimetro, Lda. decidiu solicitar ao IPAC a anulação da acreditação de acordo com a NP EN 17020 para a inspecção de equipamentos desportivos, em virtude da fraca procura do mercado.

2013

Em Maio a Servimetro, Lda. iniciou o seu processo de transformação para uma Sociedade Anónima, com o objectivo de se fortalecer técnica e financeiramente e assim poder reforçar a sua capacidade produtiva.

2014

A Servimetro aumentou o seu Capital Social e culminou o processo da sua transformação em Sociedade Anónima, passando a designar-se Servimetro – Serviços de Metrologia, S. A.

2015

Em Março a Servimetro foi qualificada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como Organismo de Verificação Metrológica (Ver Qualificações IPQ como OVM).

Em Setembro foi dado início ao processo de acreditação de acordo com a NP EN 17020  (Organismo de Inspeção), visando a qualificação como organismo de notificação no âmbito da Diretiva UE de Instrumentos de Pesagem não Automáticos (IPnA).

2016

Em Maio, no quadro da Nova Lei da Arbitragem Voluntária, a Servimetro aderiu ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, com sítio em www.centroarbitragemlisboa.pt e sede na Rua dos Douradores, 116 – 2º− 1100-207 LISBOA.

2017

Em Fevereiro, a Servimetro, obteve a extensão do âmbito da sua acreditação, para a calibração de massas de 500 kg e 1000 kg da classe M1, sendo à data, a única entidade portuguesa acreditada para o efeito.

Em Abril, a Servimetro foi qualificada como Organismo Notificado, com o nº 2714, no âmbito da Diretiva 2014/31/UE, transposta para a ordem jurídica interna pelo Decreto-lei nº 43/2017, de 18-04-2017, relativa a Instrumentos de Pesagem não Automáticos, para os Módulos F e F1 do Anexo II, sendo à data a única entidade portuguesa qualificada para esse efeito.

2018

Em janeiro, a Servimetro, após ter sido objeto de avaliação pelo IPQ, com base nos critérios e princípios para a qualificação de entidades e tendo sido evidenciada a experiência, a competência técnica e a disponibilidade dos meios necessários, foi requalificada para a realização do controlo metrológico nos seguintes domínios:
1. Instrumentos de pesagem não automático (IPnA);
2. Manómetros para pneumáticos de veículos automóveis (MPVA);
3. Sistemas de medição distribuidores de combustível (SMDC).
As áreas geográficas de atuação mantiveram-se as mesmas da anterior qualificação.

Em Julho, a Servimetro, obteve a extensão do âmbito da sua acreditação, para a verificação de MPVA, realizadas nas instalações de Coimbra.

Info

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador Saber Mais

Aceito